Mudanças na prova de Ingresso no Mestrado do DAN.

A respeito da CAPES e sua avaliação.

O Departamento de Antropologia da UnB e o Museu Nacional – UFRJ, são as únicas instituições Brasileiras na Área de Antropologia que possuem nota máxima nos critérios de avaliação dos cursos de pós-graduação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), organização vinculada ao MEC com o objetivo de gerir e coordenar programas voltados para o desenvolvimento do ensino superior Brasileiro, em especial aos de pós-graduação. Na Universidade de Brasília o único curso de pós-graduação com nota máxima também é o de antropologia tanto de Mestrado quanto de Doutorado.

A avaliação é realizada de forma trianual e conta com um corpo de docentes e técnicos da CAPES, que são considerados pelos critérios da instituição de alto gabarito. A escala, que vai de 1 a 7, é definida por uma série de critérios de avaliação que se orientam principalmente pelo grau de produtividade do departamento, tanto do corpo docente, quanto do discente e o nível de abrangência dessa produção, que deve se igualar a dos centros de referência internacionais.

O regulamento para avaliação mais recente coloca que:

“V. Os programas avaliados receberão uma nota final, inteira, na escala de “1” a “7”, observada as seguintes determinações:

a) as notas “6” e “7” são reservadas aos programas acadêmicos com doutorado classificados com nota “5” na primeira etapa de realização da avaliação trienal, que atendam necessária e obrigatoriamente duas condições:

  1. Apresentem desempenho equivalente ao dos centros internacionais de exelência na área,
  2. tenham um nível de desempenho altamente diferenciado em relação aos demais programas da área;

b) a nota 5 é a nota máxima admitida para programas que ofereçam apenas mestrado;

c) a nota 3 corresponde ao padrão mínimo de qualidade para a recomendação do programa ao CNE e consequentemente permanência no sistema nacional de Pós-Graduação – SNPG.”

Segue abaixo o quadro de avaliação:

Os cursos de pós-graduação devem se manter portanto com nota acima de 3 para que possam continuar em funcionamento. Os cursos com nota 6 e 7 são aqueles que conseguem se destacar perante os demais cursos e programas da área. Quando há muitos programas de mesma área no país a tendência é que haja maior dificuldade conseguir notas mais elevadas, uma vez que a ‘concorrência’ entre os programas é mais acirrada.

Nesse ano sairá o resultado da avaliação trienal da CAPES para os cursos de Sociologia e Antropologia da UnB. O curso de Antropologia tenta se manter com nota 7 e o de Sociologia esta na expectativa de ter sua nota aumentada para 6, como já foi em outro momento.

Confira os membros da comissão avaliadora desse ano:

-Antropologia

-Sociologia

Confira a avaliação dos Cursos da UnB.


One Response to Mudanças na prova de Ingresso no Mestrado do DAN.

  1. Pingback: Mudanças e reformas no Curso de Sociais. « CA de Sociologia UnB.

Deixe um comentário